O que é Albubina e quais são os benefícios?

Você sabe o que é a Albubina e quais são os seus benefícios? Proteína pertencente à família das globulinas, a albubina está presente no plasma do sangue do ser humano.

 A albubina é uma proteína com várias funções relevantes no corpo. É importante, por exemplo, como material de transporte ou na distribuição de fluidos dentro e fora das células. Conheça a albubina: o que é, quais os benefícios?

A clara do ovo é considerada a principal fonte de albubina externa ao corpo humano, que pode ser usada para complementar esta proteína através da dieta. É utilizada como suplemento que auxilia na recuperação dos músculos após a realização dos exercícios físicos intensos e também beneficia a circulação sanguínea.

A albubina é uma proteína que constitui cerca de 60% da proteína total do soro sanguíneo. É principalmente formado nas células do fígado (hepatócitos). A albubina é usada, entre outras funções, para tamponar o valor do pH e como uma fonte de energia rapidamente disponível.

A indicação é que a albubina seja ingerida durante o café da manhã, antes de dormir ou após a atividade física, pois desta maneira será absorvida mais devagar, o que auxilia durante o período de descanso no desenvolvimento dos músculos. Muitas pessoas consideram o seu sabor forte e marcante, por este motivo, a recomendação é que a albubina seja consumida com sucos de frutas, especialmente as cítricas, iogurte ou com leite. 

Por ser um suplemento a base de proteína, quando consumida de maneira correta e seguindo as orientações médicas ou constantes na bula e/ou rótulo do produto, a albubina não engorda. Por outro lado, caso a albubina seja ingerida em quantidades superiores à recomendada, sem uma dieta equilibrada e saudável ou se os exercícios físicos não forem realizados de maneira regular, a albubina pode contribuir para o aumento do peso. Por este motivo, é recomendável que a administração deste suplemento seja acompanhada por um nutricionista.

Albubina como proteína de transporte

A albubina é uma importante substância de transporte na corrente sanguínea. Isso se aplica tanto às substâncias do próprio corpo quanto às que são fornecidas ao corpo de fora. Entre outras coisas, a albubina se liga e transporta:

– Hormônios como cortisol e tiroxina;

– Vitamina D;

– Ácidos graxos;

– Bilirrubina (um produto da degradação do pigmento vermelho do sangue);

– Enzimas;

– Aminoácidos (blocos de construção de enzimas);

– Eletrólitos (magnésio, cálcio);

– Metais (íons de cobre); e,

– Medicamentos como anticoagulantes, imunossupressores ou antibióticos.

Principais benefícios da Albubina

Além do uso para atletas amadores e profissionais de alto desempenho, a albubina é utilizada e administrada em pessoas que apresentam algumas enfermidades, tais como, cirrose, pacientes com choque hemorrágico, inflamação no abdômen, dentre outras doenças, sempre com o acompanhamento médico.

A albubina, presente em grandes quantidades no corpo do ser humano, traz diversos benefícios ao ser consumido com suplemento, dentre os principais se destacam:

– Reforça o sistema imunológico do corpo do ser humano;

– Atua como um importante antioxidante e anti-inflamatório;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Estimula a regeneração dos músculos após o treino, especialmente os mais intensos;

– Preserva os músculos; e

– Beneficia o ganho de massa muscular.

Confira no site da Booster Suplementos mais informações sobre a importância da correta nutrição para realizar atividades físicas e a utilização de suplementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *