O que é ZMA, para que serve e como tomar?

Zinco, magnésio e vitamina B6 estão contidos em muitos alimentos e envolvidos em inúmeros processos bioquímicos no corpo humano, saiba agora o que é ZMA, para que serve e como tomar.

Compreender a função de cada um dos três nutrientes do ZMA tornou-o um suplemento dietético extremamente popular que tem o potencial de aumentar a força, ajudar na perda de peso, melhorar o sono e os níveis de energia e muito mais. ZMA: o que é, para que serve e como tomar?

ZMA (ou zinco-magnésio-aspartato) é um suplemento dietético que consiste em dois minerais (zinco e magnésio) e vitamina B6. Todos os três componentes desempenham um papel importante no metabolismo e em várias funções vitais do corpo. Psesquisa demonstraram que os atletas e as pessoas que se exercitam regularmente podem ter níveis mais baixos de zinco e magnésio, tornando a suplementação com ZMA potencialmente valiosa.

Zinco: é um oligoelemento essencial que o corpo usa para várias enzimas e processo. Um papel particularmente importante é desempenhado no metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína), síntese proteica, crescimento e cicatrização de feridas.

Magnésio: como o zinco, o magnésio também é encontrado em muitos alimentos. É necessário em uma ampla variedade de processos bioquímicos no corpo. Alguns dos processos elementares envolvidos com o magnésio são a produção de energia, a síntese e função muscular e proteica, a saúde óssea e a quebra do glicogênio para obter energia.

Vitamina B6: os corpos dos seres humanos usam vitamina B6 para muitos dos mesmos processos metabólicos que o zinco e o magnésio fazem – tornando-o outro componente da maioria dos suplementos de ZMA. A vitamina B6 é conhecida por seu papel em quebrar os alimentos para obter energia, saúde e desenvolvimento do cérebro (em bebês) e sistema imunológico.

Qual é o efeito do ZMA?

Com base no conhecimento de que os atletas muitas vezes apresentam baixos níveis de zinco e magnésio, e sabendo quais são as funções típicas dessas substâncias no organismo, especula-se que o ZMA tem potencial para melhorar o desenvolvimento da força e da musculatura.

Por exemplo, um estudo demonstrou que o ZMA quando combinado com o treinamento de resistência resultou em aumentos de testosterona, IGF-1 (ambos os hormônios anabólicos) e força muscular.

Os benefícios do ZMA para saúde e fitness

O ZMA oferece muitos benefícios potenciais com base no importante envolvimento de zinco, magnésio e vitamina B6 no corpo, dentre eles se destacam o aumento da força muscular, da imunidade, os níveis de energia, pode ajudar a dormir melhor e levar à perda de peso.

Como tomar e a dosagem de ZMA

A dosagem dos suplementos de ZMA é geralmente mais alta do que as quantidades diárias recomendadas dos nutrientes individuais, pois os nutrientes dos suplementos são completamente absorvidos.

No entanto, muito zinco também pode ter efeitos colaterais negativos e indesejáveis, portanto, deve-se considerar a ingestão de zinco de alimentos convencionais, sua altura e nível de atividade ao definir a dose de zinco.

A melhor forma de se orientar é usar suplementos dietéticos que contenham em torno de 100-200% do valor diário de cada nutriente.

– Zinco: 11-22 mg

– Magnésio: 320-640 mg

– Vitamina B6: 1,5-3 mg

A recomendação é que ZMA deva ser ingerido no período da noite, antes de dormir. Não deve ser tomado junto com leite e seus derivados, pois os alimentos ricos em cálcio podem atrapalhar na absorção pelo organismo do suplemento.

Acompanhe no site da Booster Suplementos outras dicas sobre a importância da correta nutrição para realizar atividades físicas e a utilização de suplementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *