Hospitais veterinários necessitam de uma estrutura completa para diagnóstico e tratamento animal. Por isso mesmo, é essencial contar com equipamentos de diagnóstico de ponta e cheios de recursos.
Sendo assim, dentro de um hospital veterinário, o serviço de diagnóstico por imagem deve, entre outros, oferecer segurança e conforto ao animal e seu tutor, já que esse espaço deve ser projetado de modo a facilitar o fluxo de trabalho e a minimizar o estresse gerado pelos mais diversos estados debilitantes dos pacientes.
Devido ao fato de que alguns métodos de imagem empregarem, em seu princípio físico de funcionamento, radiações ionizantes, é essencial contar com uma estrutura física especialmente projetada para abrigar tais equipamentos.
Dentre vários detalhes, destacamos a necessidade das paredes serem “baritadas” (espécie de argamassa aplicada a parede que impede a passagem de raios-X) e de possuírem alertas luminosos na entrada das salas que, quando acessos, indicam o funcionamento do aparelho e a proibição de acesso à sala de exames.
Além disso, complementam a lista de itens indispensáveis a um centro de radiodiagnóstico a sala de diagnóstico com estações de laudo e monitores de alta resolução que garantirão máxima eficiência e produtividade no fluxo de trabalho do setor.
A evolução das centros de diagnóstico por imagem em hospitais veterinários.
Nas últimas décadas, notamos que as atenções aos cuidados animais aumentaram de maneira expressiva, o que acabou por estimular o investimento e introdução de novas modalidades de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, nos hospitais veterinários.
Atualmente, há inúmeras instituições que contam com estrutura completa de diagnóstico por imagem, muito semelhante à de hospitais humanos. Isso, por si só, credencia esses lugares como instituições de referência e que concentram os melhores recursos e profissionais altamente qualificados.
Quando o centro de diagnóstico por imagem de um hospital veterinário é equipado com recursos inovadores e tecnológicos, permitindo a integração entre os diferentes métodos de imagem, os resultados são muito mais confiáveis e os processos mais simples, rápidos e eficientes.
Ao contarem com uma estrutura robusta e que lhes ofereça segurança, os profissionais que trabalham em hospitais veterinários com centros diagnóstico por imagem têm mais confiança para estabelecerem diagnósticos, indicarem tratamentos ou até mudarem a abordagem, clínica ou cirúrgica, anteriormente adotada.
Para mais informações, acesse: www.voxvet.com.br
Veja mais notícias em nosso site.