Seguindo o anúncio de novos investimentos no estado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, levou uma comitiva de autoridades estaduais na cerimônia de início da construção da nova fábrica da Bracell em Lençóis Paulista, região de Bauru, nesta quinta-feira (20). A multinacional asiática é uma das líderes globais no mercado de papel e celulose e está investindo R$ 2,5 bilhões na nova planta. Durante as obras, mais de 2 mil pessoas serão empregadas e, após sua conclusão em 2024, serão geradas 550 vagas permanentes. Outros R$ 2,5 bilhões serão investidos em uma nova unidade de produção de clorato de sódio e peróxido de hidrogênio, componentes químicos utilizados no processo produtivo de celulose.
A atração de novos investimentos privados é uma diretriz prioritária do Governo de São Paulo, que busca gerar empregos e renda. Em janeiro, durante sua primeira agenda internacional como governador, Tarcísio se reuniu com o diretor-gerente do grupo RGE, Anderson Tanoto, sediado em Cingapura e controlador das operações mundiais da Bracell. A reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, reforçou a decisão da empresa de ampliar seus investimentos em São Paulo, em resposta ao compromisso do governo estadual em ampliar o ambiente de negócios e impulsionar a reindustrialização paulista. A nova unidade está sendo construída ao lado da fábrica de celulose que a Bracell já opera em Lençóis Paulista.
Com capacidade produtiva de 240 mil toneladas por ano, a nova fábrica da Bracell terá quatro máquinas para produção de tissue, base para fabricação de itens como papel higiênico e papel toalha. A empresa afirma que a unidade será uma das mais modernas e sustentáveis do mundo, com foco em automatização e a única do Brasil totalmente livre de combustíveis fósseis. A InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado, apoiou o terceiro projeto da Bracell em São Paulo, que garantirá empregos e renda para milhares de pessoas e impulsionará a economia local. A fábrica de celulose da empresa no interior de São Paulo emprega 4,2 mil funcionários e tem capacidade para produção anual de 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel e outras 3 milhões de toneladas de celulose kraft.